CERTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO DE AERONAVES - EMAFA

Fique a par de todos os requisitos, procedimentos e outras informações relativas à certificação de manutenção de aeronaves.

 

JÁ CONHECE A EMAFA?

A EMAFA foi certificada em março de 2014, como Organização de Formação de Manutenção – Parte 147 (MTO – “Maintenance Training Organization”) pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Esta certificação permite que a EMAFA ministre cursos e realize exames de acordo com os requisitos constantes na Parte 66 do Regulamento EU1321/2014 para atribuição de Licenças de Manutenção Aeronáutica (para aviação civil) homologadas pela European Aviation Safety Agency (EASA), para as categorias A, B1 e B2.

 

OBTENÇÃO

Os ex-militares da Força Aérea Portuguesa interessados na realização de exames, em capacidade sobrante, poderão remeter a ficha de candidatura devidamente preenchida e assinada digitalmente para o e-maiL dinst_rfmtec_cand@emfa.pt. Com antecedência de, pelo menos, dez dias úteis da data a que se propõem para exame.

OS REQUERIMENTOS SERÃO ORDENADOS DE ACORDO COM A SEGUINTE PRIORIDADE:

  • Formandos a frequentar o curso de formação base;
  • Militares colocados nos núcleos de manutenção aeronáutica das Unidades da Força Aérea;
  • Militares no ativo que não estejam abrangidos no ponto anterior;
  • Militares fora da efetividade de serviço;
  • Situações não previstas anteriormente serão analisadas caso a caso em termos de prioritização e ocuparão a capacidade sobrante.

 

NOTA: Os candidatos à realização dos exames da EMAFA deverão ter, obrigatoriamente, a assinatura digital ativa no Cartão de Cidadão e fazer-se acompanhar dos códigos correspondentes.

 

PROCEDIMENTOS

Os procedimentos de acesso à certificação podem ser consultados nos seguintes links:

DOCUMENTO COMPROVATIVO

da formação e experiência profissional em manutenção de aeronaves

FICHA DE CANDIDATURA

REQUISITOS DE INSCRIÇÃO NOS EXAMES

DOCUMENTAÇÃO DIVERSA

MANUAL EMAFA

REGULAMENTO 1149/2011

REGULAMENTO 593/2012

REGULAMENTO 1321/2014

REGULAMENTO 1142/2018

REGULAMENTO 1383/2019