Academia Da ForÇa AÉrea

ESTÁGIO TÉCNICO-MILITAR

DESCRIÇÃO
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
ESPECIALIDADES
DOCUMENTOS
MÉTODOS DE SELEÇÃO
CALENDARIZAÇÃO
VAGAS
SERIAÇÃO
PROGRESSÃO NA CARREIRA
INCENTIVOS
UNIDADE DE FORMAÇÃO

FASES DE CANDIDATURA

Vê abaixo com maior pormenor as seguintes fases pelas quais tens de passar,  Fase Documental, Convocação para Provas, Testes Físicos, Testes Psicotécnicos,Testes Médicos,Prova de Avaliação Científica e Seriação

Fase

01

FASE DOCUMENTAL

Fase Documental
Os candidatos devem:

Até à data de encerramento da Fase Documental do concurso, efetuar o upload no momento da candidatura on-line, dos documentos:

- Certidão do Registo de Nascimento emitida nos seis meses que precedem a data de entrega;
- Certificado de Registo Criminal emitido nos três meses que precedem a data de entrega;
- Atestado médico, comprovativo da robustez física do candidato e sua aptidão para a realização das provas de avaliação da condição física, emitido em data posterior à publicação do Aviso de Abertura, preferencialmente de acordo com o modelo disponível aqui;             
- Certidão de Curso, com a classificação final quantitativa;
- Curriculum Vitae (CV), devidamente encadernado e organizado,anexando fotocópias simples dos elementos referenciados, de acordo com os critérios de avaliação curricular (constantes no Anexo B do Aviso de Abertura).

Os originais devem acompanhar o candidato para Provas de Avaliação Científica. Em alternativa, podem entregar ou fazer chegar ao CRFA os originais dos referidos documentos. Quando remetidos através dos CTT devem ser enviados em correio registado com aviso de receção, sendo considerada a data de registo postal.

Até à data de início dos Métodos de Seleção, apresentar o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade e o Cartão de Contribuinte, e entregar os originais dos documentos submetidos por upload no momento da candidatura on-line.  

Admissão provisória ao concurso

Os candidatos podem requerer por escrito, até à data de encerramento do concurso, a admissão provisória ao concurso quando, com justificação anexa da entidade emissora, não puderem apresentar a Certidão de Curso no prazo estabelecido, de acordo com o modelo disponível. Constitui exclusiva responsabilidade do candidato fazê-la chegar ao CRFA, sendo que nenhum candidato poderá realizar provas sem a entrega desse documento, caso exista omissão, esta, determinará a exclusão do candidato.  

Avaliação Documental
1 - O CRFA realizará a avaliação documental dos processos de candidatura, tendo em vista a validação formal dos mesmos, bem como a verificação da satisfação das condições de admissão estabelecidas no Aviso de Abertura;
2 - Nesta fase, são excluídos do concurso os candidatos que não satisfaçam alguma das condições de admissão , os candidatos que não entreguem os documentos referidos anteriormente dentro dos prazos constantes no calendário, e que não tenham requerido por escrito a admissão provisória.


A Lista de divulgação dos candidatos admitidos/excluídos na fase documental, quando disponível, será divulgada aqui.

Fase

02

CONVOCAÇÃO PARA PROVAS

Convocação para os Métodos de Seleção:

 Os candidatos serão notificados do dia/hora para prestação de provas, preferencialmente por SMS e email, devendo proceder à confirmação dessa informação através das listas de convocação.

A convocação será feita por ordem decrescente da classificação de acesso ao ensino superior, até se atingir um número que permita o preenchimento integral das vagas planeadas, de acordo com o calendário previsto para a realização dos Métodos de Seleção, pela seguinte ordem:

(a) Para as Provas de Avaliação da Condição Física, os candidatos que não tenham sido excluídos na Avaliação Documental;
(b) Para as Provas de Avaliação Psicológica, os candidatos que forem considerados aptos nas Provas de Avaliação da Condição Física;
(c) Para as Inspeções Médicas, os candidatos que forem considerados aptos nas Provas de Avaliação Psicológica;
(d) Para as Provas de Avaliação Científica, os candidatos que forem considerados aptos nas Inspeções Médicas;
(e) Para a Prova de Aptidão Militar (apenas para candidatos civis), serão convocados os candidatos que obtiverem aproveitamento nas Provas de Avaliação Científica, por ordem decrescente da classificação final do concurso, obtida de acordo com o previsto no n.º 10., alínea d., ponto (2), até a um número que permita o preenchimento das vagas planeadas.

Se o teu nome consta num dos Mapas de Convocação, deves comparecer no dia/hora/local já indicados, a fim de prestar provas de seleção. As referidas provas têm uma duração previsível de 1 a 7 dias úteis.

Se pretenderes pernoitar na véspera do início de provas, deverás comparecer no Centro de Recrutamento da Força Aérea até ás 21H30.

Para seres reembolsado, deves ser portador dos recibos das despesas de Comboio (exceto Alfa Pendular) ou Autocarro. Será assegurado o pagamento das despesas de transportes públicos (exceto os serviços de táxi) entre a tua residência e a estação da CP/Transportadora ou na área de Lisboa, deves adquirir o(s) respetivo(s) título(s) de transporte público, apresentando o(s) recibo(s) correspondente(s) às viagens de ida e volta com a indicação do Número de Contribuinte da Força Aérea ("600010686").

Deves, obrigatoriamente, ser portador de(o):
- Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
- Equipamento desportivo, de roupa e artigos de higiene pessoal para o período em questão, bem como dos originais dos documentos em falta no teu processo de candidatura.

Para qualquer esclarecimento adicional, consulta a janela de contactos.

 

Fase

03

PROVAS DE AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA

Estas provas visam avaliar as capacidades físicas dos candidatos, de modo a aferir a sua aptidão para o exercício das funções inerentes à categoria de Oficiais do RC da Força Aérea e às funções específicas das especialidades a que se destinam. Os candidatos prestam provas de avaliação da condição física geral de acordo com o prescrito em regulamentação própria da Força Aérea.

Os candidatos devem ser portadores de equipamento desportivo.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

04

INSPEÇÕES MÉDICAS

Nas Inspeções Médicas visam averiguar da existência de qualquer doença ou deficiência física suscetível de condicionar o exercício de funções inerentes à categoria de Oficiais do RC da Força Aérea e às funções especificas das especialidades a que se destinam, em conformidade com as Tabelas de Inaptidão e de Incapacidade para o serviço nas Forças Armadas. Os candidatos são submetidos a inspeções biométricas, médicas e exames complementares de acordo com as tabelas em vigor.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

05

SERIAÇÃO

Nesta fase os candidatos considerados “Aptos” serão ordenados de acordo com os critérios definidos no Aviso de Abertura do Concurso.

Em caso de igualdade de classificação será dada preferência aos candidatos com menor idade.



Fase

06

PROVA APTIDÃO MILITAR

A Prova de Aptidão Militar é destinada exclusivamente a candidatos civis, visa aferir as suas capacidades para o exercício das funções militares, no âmbito dos Quadros Permanentes da Força Aérea, bem como proporcionar a adaptação inicial à vida militar.

Na Prova de Aptidão Militar (PAM), os candidatos serão sujeitos a treino físico militar, ordem unida, orientação e topografia, legislação e deontologia militar, técnica individual do combatente e armamento. As matérias destinam-se a iniciar a sua integração na organização, desenvolvendo qualidades cívicas, sentido do dever, honra, camaradagem e disciplina.

asdasdasdas
Candidatura ONLINE
Escolhe uma área!
Filme
olá mundo