Regime De Contrato

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

DESCRIÇÃO
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
ESPECIALIDADES
DOCUMENTOS
FORMAS DE CANDIDATURA
MÉTODOS DE SELEÇÃO
CONVOCAÇÃO PARA PROVAS
SERIAÇÃO
PROGRESSÃO NA CARREIRA
INCENTIVOS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇO MILITAR
UNIDADE DE FORMAÇÃO

FASES CANDIDATURA

Vê abaixo as várias fases pelas quais tens de passar para começares a tua carreira de sucesso.

Fase

01

FASE DOCUMENTAL

Consulta o Aviso de Abertura para saberes quais são os documentos necessários.

Nesta fase são validados os documentos entregues pelo candidato e, reunindo as condições de admissão ao concurso ficará a aguardar a convocação para provas.


A candidatura só será considerada válida se a Ficha de Candidatura for entregue juntamente com a Carta ou Certidão de curso (Cópia ou Original).

Fase

02

CONVOCAÇÃO PARA PROVAS

Os candidatos serão notificados do dia/hora para prestação de provas, preferencialmente por SMS e E -mail, devendo proceder à confirmação dessa informação através dos mapas de convocação publicadas.

Na convocação dos candidatos para prestação de provas serão utilizados, pela ordem indicada, os seguintes critérios:

a) Prioridades definidas na área das Condições Específicas de cada especialidade;

b) Maior classificação da habilitação literária;

c) Tenham apresentado a candidatura há mais tempo.

Fase

03

PROVAS DE AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA

Estas provas visam avaliar as capacidades físicas dos candidatos, de modo a aferir a sua aptidão para o exercício das funções inerentes à categoria de Oficiais do RC da Força Aérea e às funções específicas das especialidades a que se destinam. Os candidatos prestam provas de avaliação da condição física geral de acordo com o prescrito em regulamentação própria da Força Aérea. Os candidatos devem ser portadores de equipamento desportivo.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

04

PROVAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E CONHECIMENTOS DE INGLÊS

As Provas de Avaliação Psicológica visam avaliar as capacidades e características psicológicas dos candidatos, de modo a aferir a sua a aptidão para o exercício das funções inerentes à categoria de Oficiais do RC da Força Aérea e às funções específicas das especialidades a que se destinam. Compreendem provas de avaliação cognitiva -intelectual, psicomotora, avaliação da personalidade e motivação, prova de grupo e entrevista;

A Prova de Avaliação de Conhecimentos de Inglês é elaborada pelo órgão científico competente e realizada no decorrer das provas psicotécnicas, com o objetivo de avaliar os conhecimentos da língua inglesa necessários ao desempenho das funções inerentes a cada especialidade.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

05

INSPEÇÕES MÉDICAS

As Inspeções Médicas visam averiguar da existência de qualquer doença ou deficiência física suscetível de condicionar o exercício de funções inerentes à categoria de Oficiais do RC da Força Aérea e às funções especificas das especialidades a que se destinam, em conformidade com as Tabelas de Inaptidão e de Incapacidade para o serviço nas Forças Armadas. Os candidatos são submetidos a inspeções biométricas, médicas e exames complementares de acordo com as tabelas em vigor.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

06

PROVA DE AVALIAÇÃO CIENTÍFICA

Algumas especialidades requerem uma prova de avaliação de conhecimentos. Os candidatos a essas especialidades realizarão uma prova de avaliação científica, que visa avaliar os conhecimentos científicos dos candidatos, necessários ao exercício das funções específicas da especialidade a que se destinam. As provas são constituídas por uma prova escrita e por uma prova oral, cada uma com um peso de 50 % na classificação da avaliação científica. 

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

07

SERIAÇÃO

Nesta fase os candidatos considerados “Aptos” serão ordenados de acordo com os critérios definidos no Aviso de Abertura do Concurso.

Em caso de igualdade de classificação será dada preferência aos candidatos com menor idade.

A Seriação Final, quando disponível, será divulgada aqui.

Fase

08

INSTRUÇÃO BÁSICA - RECRUTA

A Instrução Básica (IB) ministrada a pessoal em regime de contrato (RC) destina-se a converter jovens civis em militares através de um processo de aculturação baseado em estratégias de formação e integração que visam a incorporação dos valores castrenses e o treino e assimilação de conhecimentos militares.

É um período de adaptação ao meio militar onde são ministradas matérias ligadas à formação militar básica que se inicia com a incorporação e que, tem como ponto alto o Juramento de Bandeira no final da 5ª semana de instrução.

VIDEO

Fase

09

INSTRUÇÃO COMPLEMENTAR - CURSO

A Instrução Complementar (IC) compreende um período de formação geral para todos os militares em formação, com quatro áreas distintas em que são abordadas as seguintes temáticas:

Área de Formação Militar de Base – Técnicas de Comunicação, Prevenção de Acidentes, Proteção Ambiental, Prevenção da Toxicodependência.

Área Formação Militar – Comando e Liderança, Psicologia Militar, Ética Militar, Direito Militar, Introdução às Informações, Instrução Militar, Treino Físico Militar, Técnicas Defesa Pessoal, Atividade Militar Conjunta.

Área de Formação Aeronáutica – Organização da Força Aérea, Regulamentos da Força Aérea, Sistemas de Informação, História Militar, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Recursos Materiais, Fundamentos de Doutrina e Poder Aéreo.

Área de Formação Técnica – consulta o plano de estudos da especialidade pretendida.

asdasdasdas
Candidatura ONLINE
Escolhe uma área!
Filme
olá mundo