Regime De Contrato

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

DESCRIÇÃO
ESPECIALIDADES
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
DOCUMENTOS
FORMAS DE CANDIDATURA
MÉTODOS DE SELEÇÃO
CONVOCAÇÃO PARA PROVAS
SERIAÇÃO
VAGAS
PROGRESSÃO NA CARREIRA
INCENTIVOS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇO MILITAR
UNIDADE DE FORMAÇÃO

FASES DA CANDIDATURA

Fase

01

FASE DOCUMENTAL

Consulta o Aviso de Abertura para saberes quais são os documentos necessários.

Nesta fase são validados os documentos entregues pelo candidato e, reunindo as condições de admissão ao concurso ficará a aguardar a convocação para provas.


A candidatura só será considerada válida se a Ficha de Candidatura for entregue juntamente com a Carta ou Certidão de curso (Cópia ou Original).

 

Fase

02

CONVOCAÇÃO PARA PROVAS

Os candidatos serão notificados do dia/hora para prestação de provas, preferencialmente por SMS e E -mail, devendo proceder à confirmação dessa informação através dos mapas de convocação publicados.

Na convocação dos candidatos para prestação de provas serão utilizados, pela ordem indicada, os seguintes critérios:

a) Prioridades definidas na área das Condições Específicas de cada especialidade;

b) Maior classificação da habilitação literária;

c) Tenham apresentado a candidatura há mais tempo.

Fase

03

PROVAS DE AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA

Estas provas visam avaliar as capacidades físicas dos candidatos, de modo a aferir a sua aptidão para o exercício das funções inerentes à categoria de Sargentos do RC da Força Aérea e às funções específicas das especialidades a que se destinam. Os candidatos prestam provas de avaliação da condição física geral de acordo com o prescrito em regulamentação própria da Força Aérea. Os candidatos devem ser portadores de equipamento desportivo.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

04

PROVAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E CONHECIMENTOS DE INGLÊS

As Provas de Avaliação Psicológica visam avaliar as capacidades e características psicológicas dos candidatos, de modo a aferir a sua a aptidão para o exercício das funções inerentes à categoria de Sargentos do RC a Força Aérea e às funções específicas das especialidades a que se destinam. Compreendem provas de avaliação cognitiva intelectual, psicomotora, avaliação da personalidade e motivação, prova de grupo e entrevista.

A Prova de Avaliação de Conhecimentos de Inglês é elaborada pelo órgão científico competente e realizada no decorrer das provas psicotécnicas, com o objetivo de avaliar os conhecimentos da língua inglesa necessários ao desempenho das funções inerentes a cada especialidade.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

05

INSPEÇÕES MÉDICAS

As Inspeções Médicas visam averiguar da existência de qualquer doença ou deficiência física suscetível de condicionar o exercício de funções inerentes à categoria de Sargentos do RC da Força Aérea e às funções especificas das especialidades a que se destinam, em conformidade com as Tabelas de Inaptidão e de Incapacidade para o serviço nas Forças Armadas. Os candidatos são submetidos a inspeções biométricas, médicas e exames complementares de acordo com as tabelas em vigor.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

06

INSTRUÇÃO BÁSICA - RECRUTA

A Instrução Básica (IB) ministrada a pessoal em regime de contrato (RC) destina-se a converter jovens civis em militares através de um processo de aculturação baseado em estratégias de formação e integração que visam a incorporação dos valores castrenses e o treino e assimilação de conhecimentos militares.

É um período de adaptação ao meio militar onde são ministradas matérias ligadas à formação militar básica que se inicia com a incorporação e que, tem como ponto alto o Juramento de Bandeira no final da 5ª semana de instrução.

VIDEO

Fase

07

INSTRUÇÃO COMPLEMENTAR - CURSO

A Instrução Complementar (IC) compreende um período de formação geral para todos os militares em formação, com três áreas distintas em que são abordadas as seguintes temáticas:

Componente de Formação Sócio-Cultural - Prevenção de Acidentes, Higiene, Segurança e Ambiente
Componente de Formação Militar - Instrução Militar, Treino Físico Militar, Atividade Militar Conjunta
Componente de Formação Científico-Tecnológica - consultar plano de estudos da especialidade pretendida

Depois de realizada a parte geral da formação, o militar recebe uma formação específica para a especialidade que irá exercer.

Esta formação irá depender da especialidade escolhida, podendo variar entre as 30 e as 42 semanas.

asdasdasdas
Candidatura ONLINE
Escolhe uma área!
Filme
olá mundo