Conteúdo principal

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA NA FORÇA AÉREA

Para te candidatares à especialidade de Engenharia Eletrotécnica precisas das seguintes provas de ingresso:

MATEMÁTICA A

FÍSICA E QUÍMICA 

O QUE FAZ UM/A MILITAR DA ESPECIALIDADE DE ENGENHARIA ELETROTÉCNICA?

Aos/Às militares da especialidade de Engenharia Eletrotécnica da Força Aérea compete o desempenho de funções de âmbito militar e da respetiva especialidade, nomeadamente a gestão técnica e logística, a elaboração de estudos de apoio à operação e manutenção de sistemas de armas da Força Aérea.

Participam em programas de aquisição e modificação de aeronaves, equipamentos e sistemas de apoio à atividade operacional, como aviónica, armamento, radares, comunicações, data links, rádio-ajudas e sistemas computacionais, ao nível do projeto, instalação, gestão e controlo.

Projetam e instalam redes de computadores e sistemas de produção, distribuição e utilização de energia elétrica.

E PARA ALÉM DA ENGENHARIA?

Podem colaborar e desenvolver projetos de investigação autónomos ou em cooperação com entidades nacionais ou estrangeiras, incluíndo agências NATO.

Em casos específicos, podem prosseguir estudos académicos para desempenhar funções de docência.

Ao longo da sua carreira exercem funções de comando, chefia ou de direção de unidades, órgãos ou serviços da Força Aérea, bem como desempenhar cargos de natureza militar ou diplomática em organizações internacionais ou junto de embaixadas no estrangeiro.

O QUE POSSO ESPERAR DESTE CURSO?

O curso tem a duração de 6 anos. Tendo em consideração as necessidades da Força Aérea, são definidas anualmente as áreas de especialização e o respetivo número de vagas disponíveis.

Em função da decisão da Força Aérea sobre a distribuição das vagas e da sua classificação no curso, os alunos podem escolher a área de Aviónica, no final do 2º ano, ou as áreas de Energia e Sistemas, Sistemas Eletrónicos e Computadores ou Telecomunicações e Eletrónica, no final do 3º ano. A partir do 4º ano, inclusive, as unidades curriculares são ministradas no Instituto Superior Técnico (IST).

Estes cursos, nas áreas de formação de ciências de base, ciências da engenharia e de especialização, têm unidades curriculares equivalentes às dos planos de estudos dos cursos de Engenharia Aeroespacial, ramo Aviónica, e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IST, realizados nos 3 últimos anos.

DE QUE ESTÁS À ESPERA? CANDIDATA-TE AQUI!