Conteúdo principal

UNIDADE DE INSERÇÃO NA VIDA ATIVA (UNIVA)

Fique a par do papel da UNIVA, procedimentos e finalidades do Regulamento de Incentivos e muito mais.

 

REGULAMENTO DE INCENTIVOS

O Regulamento de Incentivos à Prestação de Serviço Militar nos diferentes Regimes de Contrato e de Voluntariado, prevê um conjunto de benefícios destinados a apoiar os/as militares na inserção/reinserção no mercado de trabalho, após a sua passagem à situação de Reserva de Disponibilidade. Pode consultar o Regulamento de Incentivos aqui.

MISSÃO

  • Projeto que une o indivíduo e as entidades empregadoras e outras áreas de relevo no mercado de trabalho, com o intuito de amenizar as dificuldades que os/as ex-militares costumam sentir aquando da reinserção da vida ativa e, por sua vez, incentivar a empregabilidade.
  • Colaboração com empresas especializadas no recrutamento e seleção, as quais fornecem informação curricular dos/as militares inscritos na UNIVA às entidades empregadoras.
  • Execução de ações de informação e sensibilização para todos os/as militares em Regime de Contrato, com o intuito de informar sobre a integração profissional, os incentivos e as perspetivas futuras, em simultâneo com o Centro de Informação e Orientação para a Formação e Emprego (CIOFE) e com os Gabinetes de Ação Social (GAS) de todas as Unidades da Força Aérea.

QUAL O PAPEL DA UNIVA?

O papel da UNIVA baseia-se na colaboração com empresas de recrutamento e seleção de recursos humanos que, partindo de uma base de dados atualizada, disponibiliza informação curricular dos/das militares que aderiram ao processo de reinserção.

As entidades empregadoras desempenham um papel fundamental ao informar acerca das suas ofertas de emprego, permitindo à UNIVA encaminhar os/as militares interessados para um processo de recrutamento e seleção e, consequentemente, integração na vida ativa.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos/as os/as militares do Regime de Contrato, com foque especial nos/nas que estão no período final do contrato.

 

QUAL A SUA FINALIDADE?

A UNIVA tem duas finalidades principais:

  • Apoiar na inserção/reinserção no mercado de trabalho dos/das militares em Regime de Contrato na passagem à situação de Reserva de Disponibilidade;
  • Garantir a gestão, celeridade e fiabilidade da informação a fornecer às empresas de recrutamento e seleção.

PROCESSO ADMINISTRATIVO

FICHA DE INCRIÇÃO

Preenchida pelos/as militares com o apoio do Gabinete de Ação Social (GAS) da sua Unidade.

CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO/A MILITAR
Elaborado pela Subunidade de Gestão de Pessoal, através da informação registada nos sistemas de gestão de pessoal da Força Aérea, bem como no respetivo processo individual.

DETALHE DE FUNÇÕES DO/A MILITAR
Promovido pela Subunidade de Gestão de Pessoal, consistindo na descrição das atividades e tarefas desenvolvidas no âmbito das funções desempenhadas pelo/a militar em todas as suas colocações.

 

COMPROMISSO

PESSOAL INSCRITO

  • Informar a UNIVA da sua situação profissional atual e de toda e qualquer alteração de dados;
  • Caso pretenda manter o seu registo ativo, deve expressar esse interesse através do envio de um e-mail para crfa_univa@emfa.pt;

 

UNIDADE DE INSERÇÃO NA VIDA ATIVA

  • Garantir a confidencialidade no tratamento dos dados. Esta informação apenas será utilizada para fins diretamente relacionados com a inserção do inscrito/a no mercado de trabalho;
  • Apoiar na redefinição de projeto de carreira e na elaboração de um plano pessoal de emprego, promovendo o acolhimento e a informação profissional:
    • Atendimento personalizado para diagnóstico individual e avaliação de hipóteses de reinserção;
    • Sessões individuais/ coletivas de orientação da carreira;
    • Recolha e divulgação de ofertas de emprego e de formação.

 

Nota: O registo de dados apresenta uma validade de 2 anos. Após este período o registo passa a inativo.

DECLARAÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES

Diretiva Nº. 01/2006

A Administração Pública anuncia as suas ofertas de emprego em Diário da República. Estas ofertas podem ser dirigidas apenas para candidatos/as que já tenham uma relação jurídica de emprego público previamente estabelecida ou para candidatos/as sem qualquer tipo de relação jurídica.

Caso se encontre nos últimos 6 meses do RC ou, se estiver na disponibilidade e tiver, pelo menos, 5 anos de serviço efetivo em Regime de Contrato, pode concorrer aos procedimentos concursais comuns que exijam uma relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado.

Para mais informações, clique no quadrado acima.

Sempre que, para atribuição de Subsídio de Desemprego, seja solicitada informação adicional, é emitida uma declaração que comprova a situação em que o/a militar transitou para a situação de Reserva de Disponibilidade. 

Para mais informações, clique no quadrado acima.