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CRFA TALKS 2ª EDIÇÃO
#4 - Gestão de Conhecimento: Como potenciar a Comunicação Interna da Instituição?

 

O Centro de Recrutamento da Força Aérea realizou, no dia 07 de dezembro, a última de quatro sessões da 2ª Edição das CRFA Talks, desta feita sob o mote O Futuro é Agora.

Esta série de sessões reúne especialistas das áreas da Inteligência Artificial, Marketing e Comunicação, pertencentes ao mercado de trabalho civil e ao meio empresarial, numa sinergia de conhecimento e experiências, que pretende discernir sobre os conhecimentos partilhados e fazer a “ponte” para o mundo militar.

 

Maria Mestre, Internal Communications Manager na Delta Cafés, e Madalena Vaz Portugal, na posição de Marketing Profissional e Comunicação Interna na Ocidental Grupo Ageas foram as oradoras do quarto e último painel “Gestão do conhecimento: como potenciar a comunicação interna da Instituição?”.

A Sra. Dra. Maria Mestre começou a sua apresentação com uma breve apresentação da Delta Cafés. Não faltou uma referência ao Comendador Rui Nabeiro, fundador da empresa, que definiu como um conhecedor do produto, o café, mas também “um conhecedor de pessoas”. Definiu a comunicação como a “arte de transformar aquilo que alguns sabem em algo que pode ser partilhado de e por todos.” A oradora defende que só é possível gerir conhecimento, desbloqueando a sabedoria do coletivo. 

A Sra. Dra. Madalena Vaz Portugal apresentou a comunicação interna assente em três pilares: cultura e pertença, alinhamento estratégico e agilidade organizacional. Enumerou ainda os principais desafios que uma Organização enfrenta para ter uma comunicação interna eficiente, entre os quais as diferenças geracionais e a resistência à mudança. A responsável de Marketing e Comunicação Interna no Grupo Ageas Portugal apresentou, ainda, estudos de caso com ações de campanhas internas de empresas estrangeiras.

Termina mais uma edição das CRFA Talks, que resultou numa enriquecedora partilha de conhecimentos e experiências com perspetivas da realidade exterior à Instituição. Este conjunto de sessões veio, mais uma vez, confirmar quão relevantes e importantes são estes momentos para uma visão disruptiva, moderna e inovadora. Conscientes do papel fulcral que desempenha na Força Aérea e na missão coletiva, concluímos a necessidade de continuar a recrutar mais e melhor e a organizar eventos que nos auxiliam na consecução desse objetivo. 

 

Isto é o Centro de Recrutamento da Força Aérea a fazer jus ao lema “Servir: quem servirá e quem serviu”.